Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Free Website Hosting

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

3 A Guerra de Tróia


Obra do artista italiano Federico Barocci (1528-1612) dramatiza a queda de Tróia e mostra o guerreiro troiano Enéias carregando sua família para fora da cidade

Segundo arqueólogos, Tróia ou Ílion, como era conhecida, existiu de 2.250 a.C. até aproximadamente 1250 a.C., quando foi destruída pelos gregos. Localizava-se na colina Hissarlik na Turquia. O motivo ao certo, não se sabe. Alguns historiadores acreditam que a Guerra de Tróia, ocorreu pelo interesse nos tesouros do Rei “Priamo”, mas supõe-se que a cobrança de tributos aos barcos que vinham do Negro em direção à Grécia, também pode ter sido uma das causas.


Pintura do francês Jacques-Louis David (1748-1825) expõe o amor de Helena e Páris

Segundo a Lenda, Helena (a mulher mais linda do mundo que era filha de Zeus com a Rainha Leda de “Esparta”), era casada com Menelau (Rei de Esparta). Numa dessas reuniões imperiais, conheceu Páris (Príncipe de Tróia) e se apaixonou por ele, fugindo com o amante, abandonou seu marido que ficou furioso.

Menelau, traído, reuniu os ex-pretendentes de sua esposa que haviam prometido sempre protegê-la e resolveu atacar Tróia, numa aventura que durou dez anos, custando a vida de vários guerreiros famosos da história, como Pátroclo, Ajax, Heitor, Aquiles, Ulisses, Príamo, Agamenon e Páris.


Aquiles ataca Heitor - obra de Peter Paul Rubens (1577-1640). Segundo a mitologia, Tróia nunca cairia enquanto Heitor estivesse vivo


Aquiles, triunfante, arrasta o corpo de Heitor em frente aos portões de Tróia  - Arte de Franz Matsch (1861-1942)

A história é repleta de fatos isolados provocados pela ira dos Deuses e Deusas que facilitavam e ao mesmo tempo, dificultavam o acesso à Tróia, segundo os seus interesses. Muitos navios foram destruídos, diminuindo a quantidade de soldados.


Os troianos queimam barcos, no quadro do francês Claude Lorrain (1600-1682)

Os homens ficaram durante anos, acampados nas proximidades de Tróia esperando o melhor momento para o ataque. Após várias tentativas sem sucesso, Odisseu (Ulisses), que era um estrategista, deu a idéia de oferecer ao Rei um presente. Um gigantesco cavalo de madeira que passaria pelos portões de Tróia. O Rei baixou sua guarda e recebeu o Cavalo sem saber, que no seu interior, estavam os soldados prontos para o ataque. Durante a madrugada, os soldados saíram do seu interior e abriram as portas do reino para os demais soldados prontos para destruir Tróia.


Os troianos arrastam o cavalo deixado pelos gregos para dentro de Tróia - obra do pintor italiano Giovanni Domenico Tiepolo (1727- 1804)argumenta que o desejo está sempre relacionado à autodenominação do sujeito

E foi assim que os “Aqueus” (antigos gregos), venceram os Troianos. Helena foi recuperada pelo marido e levada de volta a Tróia, onde permaneceu até o final dos seus dias.

Esta história se popularizou através dos poemas épicos atribuídos a Homero – Ilíada e Odisséia. Segundo a tradição histórica e literária, Homero teria vivido por volta do século VIII a.C. e referia-se em seus poemas épicos a episódios que teriam ocorrido cerca de 400 anos antes, por volta do século XII a.C.

3 comentários

Chá das Cinco disse...

Quero agradecer a tua presença no Chá das Cinco e aproveitar para dizer que fiquei encantada com o teu blog.
Você conseguiu reunir vários assuntos sem se perder, parabéns!
Um abraço
Gemária Sampaio

Boku no Blog disse...

Hello its nice site and good articles..
thanks...for share it and Good Luck!

Sônia Scheuerlein Haim disse...

Gostei muito de seu blog, voltarei mais vzs e obrigada pela visita.Abração.

Postar um comentário

Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
Created by Billy