Eu não sabia, mas é possível fazer objetos leves levitarem usando apenas a acústica. É esta técnica que os cientistas da NASA estão estudando para manter limpos os equipamentos eletrônicos quando o ser humano definitivamente fizer uma missão tripulada a Marte. O Planeta Vermelho é lotado de uma poeira finíssima que adere facilmente aos equipamentos eletrônicos, produzindo toda sorte de defeitos. Neste exemplo, os cientistas usam pequenas bolinhas que parecem ser de isopor que são imediatamente alçadas a levitação numa câmara lacrada, com uma frequência sonora específica.Até mesmo um copo de isopor levita livremente com a onda sonora.
A poeira é um dos maiores problemas a serem resolvidos pela NASA antes de colocar uma colônia em Marte. Devido ao planeta não possuir água em estado líquido nem uma atmosfera suficientemente densa, as partículas se acumulam e aderem a toda superfície, principalmente nos painéis solares, responsáveis por captar a energia do sol e convertê-la em eletricidade, fundamental à sobrevivência. O acúmulo de pó nos painéis pode levar a uma razoável perda de performance. O painel que gera 3 volts coberto com a fina poeira marciana cai de rendimento para 0.4 volts, o que torna-se um risco grave ao explorador espacial.
Usando apenas dois alto-falantes potentes, a Nasa espera conseguir levitar as partículas dos painéis solares e deixar o vento marciano fazer sua parte, levando as partículas para longe do painel. Testes em laboratório mostraram que os painéis voltam a produzir 98,4% da energia após a limpeza musical.
Via Mundogump.
Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!