Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Free Website Hosting

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

0 Me ajudem, fui atropelado por um avião!

Virou realidade o maior pesadelo de quem está apreciando a decolagem de um avião: ser atropelado por ele.



Um rapaz estava nas margens do Lago Hood no dia 7/7/2009 em Anchorage, a maior cidade do território do Alasca, EUA, fazendo tomadas do vai e vem de hidro-aviões quando se sucedeu o acidente com um avião deHavilland DHC-2 Beaver:



O resultado do acidente, foi que a asa do avião passou a um pouco mais de 1,5 metros das cabeças do cinegrafista e do seu pai que estavam na margem, e o motor passou a um pouco mais de 2, 5 metros deles.

A tripulação de 2 adultos, 2 crianças e 2 cachorros (teria havido excesso de peso?) saiu ilesa da brincadeira, apesar do Beaver ter se espatifado.

Considerações a fazer sobre o acidente:
- nota-se pelo ruído no microfone da câmera que o vento estava forte;

- pela posição da biruta nos últimos fotogramas, quando o avião consegue alçar voo, nota-se que o vento está totalmente atravessado em relação ao eixo da "pista" do lago;

- o fato da biruta estar um pouco murcha e de não haver grandes movimentos nas árvores ao fundo não significa pouco vento, mas provavelmente vento de rajada acompanhado de forte turbulência. Um usuário do Youtube interpretou que o vento estava fraco por causa da posição da biruta, mas todo o piloto deveria saber que em dias de fortes rajadas, o vento tende a ser desuniforme. O outro indício de que o vento estava realmente forte pode ser constatado pela ondulação do lago;

- o piloto tentou ganhar na marra o controle do aparelho imprimindo maior velocidade, o que foi um erro, pois ele começou a adernar ao fazer a curva e não conseguiu mais aproar o vento. Este foi o momento de abortar a decolagem e esperar um momento mais propício;

- quando o aparelho levantou voo, o esqui esquerdo saiu primeiro da água e o piloto fez uma tentativa desesperada para retomar o curso aumentando a inclinação (banking) para o contrário à deriva do vento. Todo o piloto sabe que o aumento do banking implica em diminuir a área de sustentação da aeronave e quando tal manobra acontece perto do solo, o avião cai irremediavelmente.

 Lição de moral

Se as leis de segurança aeronáutica funcionam no Alasca, o piloto deve ter pego um "gancho" e obrigado a repetir aulas de decolagem com vento de través.

Só para mostrar que não se brinca com avião em dias de forte turbulência, veja o exemplo desastroso deste pouso num dos menores aeroportos do mundo, localizado na ilha de possessão francesa St. Barthelemy. As rajadas levaram o piloto a "comer" a pista e se estabacar na área de escape. Felizmente a areia fofa providenciou o colchão ideal para a desaceleração.



Via Blogpaedia e The Inquisitr.

Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
Created by Billy