É triste, mas é verdade. Um menino de apenas DOIS ANOS DE IDADE fuma 40 CIGARROS (sem filtro) por dia!
O menino Ardi Rizal mora na Indonésia, onde o hábito de fumar é fortemente disseminado. Ele começou a fumar com apenas um aninho, e rapidamente ficou viciado. Hoje sua condição pulmonar é tão séria que ele não consegue mais brincar com as crianças da sua idade. A mãe de Ardi Rizal até tentou impedir o filho de fumar, “mas ele fica incontrolável. Grita e bate com a cabeça na parede enquanto o cigarro não é devolvido”, ela diz. Desesperada com a condição de saúde do filho se degradando rapidamente em função do cigarro, a mãe de Ardi prometeu um caminhãozinho novo pra ele caso ele largasse o cigarro.
Ao que tudo indica, o menino foi viciado pelo pai, que nega ver nisso um problema:
“Pra mim ele parece forte e saudável. Não vejo problema nenhum. ” – Diz o pescador Mohamed, com um cigarro na mão. A indonésia é o terceiro maior consumidor de tabaco no mundo.
Segundo o ministro da saúde Endang Sedyaningsih, impedir o cigarro com campanhas educativas na Indonésia, é uma tarefa muito difícil, porque as empresas de cigarro são vistas positivamente pela população, já que bancam de bolsas escolares a eventos esportivos.
Graças a isso, o percentual de crianças viciadas em cigarro subiu 0,4% entre jovens de cinco a nove anos desde 2004.
Via Mundogump
Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!