Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Free Website Hosting

domingo, 17 de janeiro de 2010

5 O fantástico helicóptero Trovão Azul




Quem curte aviação e era criança nos anos 80 deve se lembrar com carinho de Trovão Azul, um filme de 1983 que mostrava as peripécias de um helicóptero de alta tecnologia e com visual Stealth. O filme foi dirigido por John Badham e estrelado por Roy Scheider(Tubarão). Na trama, Frank Murphy(Scheider), um piloto da Polícia de Los Angeles e veterano do Vietnam com sérios problemas familiares e psicológicos causados pelos traumas da guerra, é selecionado como piloto do “mais avançado helicóptero do mundo”.

O Trovão Azul era essencialmente uma aeronave militar adaptada para ser usada pela polícia. A máquina era equipada com todos os artifícios tecnológicos que a ficção da época podia elaborar, um canhão Gatling de seis canos no nariz comandado por um sistema de mira e controle de fogo Harrison montado no capacete do piloto (tecnologia real e presente nos helicópteros de combate da época), turbinas com potência suficiente para fazer a nave dar loopings no ar, tecnologia Stealth que permitia à nave voar sem ser detectada e outras “inovações” como dispositivo para vôo silencioso, poderosos microfones e câmeras com zoom para xeretar a vida alheia, scanners infravermelho e aparatos de comunicação avançados. Tudo isso destinado a ser usado como arma contra o crime em Los Angeles.




Na trama, após o assassinato de uma figura importante no governo, Murphy mergulha numa teia de intrigas que no final irá revelar que seu velho inimigo da época da guerra e outros dentro do governo planejam usar o Trovão Azul para fins digamos...malignos. A batalha final mostra um combate entre o Trovão azul e um helicóptero MD-500 armado com metralhadoras de 30mm nos céus de Los Angeles além de dois F-16 da Guarda Nacional! O “clímax” da aventura mostra o Trovão Azul efetuando um espetacular looping e destruindo o helicóptero inimigo com um tiro certeiro. No fim, Murphy destrói o Trovão Azul pousando-o numa linha férrea frente a um trem que se aproxima.




O helicóptero usado no filme era um Aeropatiale SA-341G Gazelle, modificado com um canopy estilo Apache. Dois helicópteros foram comprados pela Columbia Pictures e voaram para o Cinema Air em Carlsbad (um era mantido no solo como reserva para as filmagens), onde foi pesadamente modificado para o filme pela Hughes. As alterações deixaram o helicóptero tão pesado que vários truques de câmera e miniaturas tiveram que ser usados para dar a ilusão de que a nave era ágil no filme. O Gazelle nunca fora projetado para voar com tal peso adicional. Na cena final por exemplo, onde o Trovão Azul realiza um looping espetacular, foi usado um modelo rádio-controlado. O Gazelle real nunca seria capaz de tal manobra. De fato, o primeiro helicóptero a realizar um looping completo de 360 graus na vida real foi o AH-64 Apache.


Modelos rádio-controlados usados no filme

Os dois Gazelles SA-341G eram o S/N 1066 e S/N 1075 e foram fabricados em 1973. Após o filme, um dos helicópteros foi vendido a Mike Groovy, um colecionador de aeronaves de Clovis, Novo México. Groovy o alugou para outra companhia de cinema que estava filmando “América” (uma mini-série da ABC sobre a ocupação dos EUA pela União Soviética), o helicóptero foi pintado de preto e os microfones foram retirados. Após as filmagens ele voltou para Groovy. O helicóptero acabou desmantelado, a metralhadora do nariz foi destruida num acidente com uma pickup e outras partes como o canopy foram vendidas a terceiros. Estima-se que partes do Trovão Azul original tenham muito valor no mercado de relíquias de cinema.


Uma foto rara de um dos Gazelles que foi transformado em Trovão Azul para o filme


Uma das cabines falsas usadas somente para closeups dos atores.Encontram-se abandonadas num dos estúdios da MGM na Flórida

Em 1984 a ABC produziu uma série de TV baseada no filme e que também chegou a passar no Brasil, nela um time especial da polícia usava o Trovão Azul para enfrentar o crime. O helicóptero reserva, bem como muitas cenas do filme original foram usados na série. Apenas 11 episódios de 60 minutos cada foram produzidos. A série foi cancelada devido à concorrência com outro helicóptero, o Águia de Fogo da CBS. Outra causa para o cancelamento foi o fato de a série Trovão Azul ter estreado no mesmo horário da famosa série de TV Dallas da CBS.


Trovão Azul da Monogram na escala 1:32

O filme não apresentou nada mais do que um passatempo descartável para as platéias dos anos 80 e a série não passou de uma tentativa fracassada de obter alguma audiência numa época em que na TV reinavam seriados como Super Máquina, Automan, Moto Laser e tantos outros. Eu pessoalmente nunca esqueci daquele fantástico helicóptero que fez parte da minha infância. Bem me lembro que fiquei louco para ter um dos brinquedinhos do filme (acho que eram da Glasslite) que cheguei a ter de fato uma réplica de brinquedo que mais tarde meu irmão mais novo quebrou. Ah…como curiosidade final vale lembrar que o Trovão Azul fez uma aparição relâmpago no primeiro episódio da série “Profissão Perigo”com o MacGyver(aquele cara que fazia bombas até com chiclete e meias sujas).



 
Ô tempo bom que não volta mais!


Via Ponto Zero.

5 comentários

Anônimo disse...

nice blog that represents the notion of science and technology both are being basic need to nurture the life.
thanks a lot.

Unknown disse...

ótimo artigo.... tempo bom que não volta.
Eu sonhava em ter um helicoptero deste.....

Anônimo disse...

Lembro me de ver ele no Profissao Perigo entao eu nao estava louco rsrsrs

ECM Informatica disse...

Bons tempos esse, pena que não voltam

Anônimo disse...

é da minha época, muito bacana, também não esqueço, era um helicoptero lindo com um canhao giratorio que impunha respeito, lembro da cadencia de disparo que foi falada num dos filmes da serie, 5000 disparos por minuto.

Postar um comentário

Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
Created by Billy