O Jules Verne era um cargueiro espacial automatizado (ATV - Automated Transfer Vehicle) que foi destruído em uma reentrada controlada na atmosfera, ao fim de sua vida útil de 6 meses. Veja a sequência de imagens do fim da Jules Verne em seguida.
Ele havia sido lançado ao espaço em 9 de março de 2008, à partir da Espaçoporto Europeu da Guiana Francesa, para levar mantimentos e servir como "rebocador" à Estação Espacial Internacional.
Nos seis meses de vida útil da Jules Verne, além de entregar (automaticamente) 6 toneladas de carga à ISS (incluindo combustível, água, oxigênio, comida e roupas) ele demonstrou os outros aspectos de sua importância: em quatro ocasiões ele empurrou a Estação Espacial a órbitas mais elevadas (para evitar o arrasto atmosférico), além de ter manobrado a ISS para evitar a colisão dela com lixo espacial. E, por fim, se auto-dirigiu à destruição carregando 2½ toneladas de lixo produzido pela ISS.
No dia 29/09 a Jules Verne reentrou na atmosfera a uma altitude de 120km. Quando atingiu 75km de altitude se desintegrou, e os fragmentos que não foram desintegrados na reentrada caíram sobre uma área desabitada do Oceano Pacífico.





Sistema Renda Online, Ganhe Dinheiro Na Internet
Você está aqui: INÍCIO » Astronáutica » Primeiras fotos da reentrada do Jules Verne
quarta-feira, 15 de abril de 2009
0 Primeiras fotos da reentrada do Jules Verne
Assinar:
Postar comentários (Atom)









Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!