O Android é um sistema totalmente customizável, aberto. Quem vender um celular com o sistema pode fazer o que quiser. Sabendo disso, a Dell e a Claro pegaram e tiraram do Dell Mini 3i tudo que lembrava o Google, do Gmail ao Maps, o mercado de aplicativos do Android e meteu mil ícones da operadora. Estranho, não? Com tela grande, sem qualquer botão na face, o smartphone da Dell é um animal totalmente diferente do Moto Dext ou o Samsung Galaxy, e chega ainda este mês às lojas. Vai funcionar?
Náo há como saber. Depende de quem a Dell e a Claro estão mirando como público-alvo. Pelo que conversei com os executivos da Dell, a ideia é que os aplicativos sejam baixados ou diretamente dos desenvolvedores (como acontece em boa parte dos programas para Symbian hoje) ou, mais provável, pelas operadoras. Numa coletiva recente, uma executiva da Claro afirmou que as operadoras precisam achar alguma nova fonte de dinheiro. Cobrar pelo serviço de aplicativos é uma saída - endossada pela Dell. E ruim para mim e para você.
Se falta a possibilidade de customização, deixando o sistema meio manco, sobram aplicativos de fábrica. Todos arranjados lado a lado em telas diferentes, como se fosse o iPhone. O Henrique do Zumo tirou uma foto com 3 telas mostrando os ícones que aparecem, de fábrica:

1 comentário
Gostaria de comentar o seu texto. Estava na loja da claro a alguns dias, e fiz um plano e eles me ofereceram esse aparelho da Dell, quando eu sai da loja e testei o aparelho. Ele não tinha nenhum aplicativo desses que normalmente vem nos aparelhos, e o touh dele era horrível, não era sensível ao toque como eu achei que seria. Enfim gostaria de comentar pois achei interessante ver como a claro pode manipular tanto os seus consumidores.
http://leiaedivirta-se.blogspot.com/
Postar um comentário
Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!