Infelizmente, notícias de discriminação policial e ataques com Taser a menininhas de 10 anos já não são tão raras. Oficiais em San Jose, na Califórnia, têm uma reputação particularmente ruim, e esta é uma das razões deles estarem sendo obrigados a usar câmeras acompladas à cabeça.
O kit inclui uma câmera, uma peça de controle e um computador no cinto. Toda vez que um policial interage com um civil, têm a obrigação de ativar a câmera AXON. Terminada a interação, o policial pode desligar a câmera ou deixá-la em um "modo buffer", que faz uma gravação limitada. Depois de cada turno, a gravações são baixadas por um servidor central.Um dos maiores críticos do departamento deu boas-vindas às câmeras como ferramentas para fornecer provas úteis, mas não acha que elas sejam a solução para relações abaladas entre polícia e comunidade.
"O projeto AXON é infelizmente algo positivo agora, que o nível de confiança [na polícia] é tão baixo", disse Raj Jayadev, diretor da organização comunitária Silicon Valley De-Bug. "Mas isso não resolve o problema mais fundamental: os estereótipos que os policiais podem carregar quando veem pessoas de cor nas ruas e fazm suposições quanto ao seu caráter."
Via Crunchgear.
Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!