Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Free Website Hosting

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

3 A casa esfera

 Desde que vi pela primeira vez esta casa, naquela novela da Globo “A Favorita” nunca mais parei de pensar dela. A casa em questão era do “abilolado ufólogo” interpretado pelo José Mayer.

Sei que muita gente curtia o visual bizarro daquela casa, enfiada no meio de uma mata. Acidentalmente, eu encontrei boas fotos da casa quando fazia uma pesquisa e resolvi postar aqui.

Ao que parece, esta casa é de verdade. Não se trata de um cenário. Ela pertence a um executivo da própria Rede Globo.

Destaque para as luminarias baseadas no sistema solar.




Grandes áreas envidraçadas permitem a franca entrada da luz, que poupa energia. As árvores ao redor provêem boas áreas de sombra, mantendo a casa fresca no verão.





Esta casa é praticamente toda construída com madeira de demolição, que dá um aspecto rístico na residência.




Subindo as escadas existe um mezanino com vista para a sala de estar e o acesso ao quarto.











Embora a original seja feita quase totalmente de vidro, madeira de demolição e alvenaria, uma coisa interessante sobre esta casa é que ela é factível de ser construída usando material compósito, com vigas pultrudadas, que não enferrujam, além de serem mais leves. Estes materiais são usados também em plataformas de petróleo, dadas as suas características físicas e mecânicas.

Eu atualmente faço parte de um grupo que está estudando a aplicação de materiais compósitos, como os usados na construção do Maglev para fazer casas modernas e leves. Os novos materiais permitem inclsuive mimetizar a aparência da madeira, dando resultados surpreendentes sem preocupação com ataques de cupins ou fogo.

É possível por exemplo construir uma casa de estruturas de materiais compósitos que são 10X mais leves e 5X mais fortes que o aço.

O vidro pode ser substituído por lâminas de policarbonato e/ou outros materiais, como o Macrolon. Nossa meta é desenvolver um sistema de kit, que permita a construção de uma casa inteira num prazo entre 15 a 30 dias corridos. Não é uma coisa barata, mas a julgar pelas vantagens como praticamente anular a manutenção periódica, a utilização de material reciclado e o não uso da madeira em elementos estruturais, além da velocidade de construção da casa, que impacta diretamente na redução do custo de mão-de-obra, um dos mais altos na construçao civil, acho que a idéia pode ter algum potencial.

Em breve iremos começar a construção de uma casa de teste, para provar a tecnologia. Ela deverá ser ecológica principalmente na questão da energia, captando água da chuva e gerando quase a totalidade da energia que consumirá com o uso de painéis solares e um gerador eólico próprio.

Via Mundogump.

3 comentários

Paty disse...

puxa, que post interessante. adorei as fotos, muito simpática e aconchegante parece ser esta casa.

Billy disse...

Também achei Paty,

Com certeza eu moraria nela sem problemas...

Abraço,

Billy

Luiz Claudio disse...

Olá Billy, a casa de fato NÃO EXISTE como moradia. Ela foi um projeto-protótipo do diretor da Globo sim mas Diretor de Arte Mario Monteiro, que a construiu para servir de locação na novela.

Postar um comentário

Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
Created by Billy