Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

0 Com o chipset TI OMAP4, seu próximo smartphone terá desempenho insano


O novo chipset dual-core OMAP4 da Texas Instruments, sucessor da série OMAP3 — presente, entre outros, no Motorola Milestone e no Palm Pre — diz ter desempenho insano: com ele, o celular poderia ter três telas independentes rodando vídeo em alta definição (1080p).

Basicamente, a TI fez uma espécie de unidade de demonstração, vista na foto acima, para mostrar o que o OMAP4 é capaz de fazer — e ele pode muito. Esta unidade é um dispositivo portátil rodando Android, equipado com duas telas e saída HDMI, além de ter câmera de 12MP, picoprojetor, mais todos os protocolos sem fio e sensores que você possa imaginar. É um aparelho dos sonhos, e muito provavelmente não estará disponível no mercado, mas é uma forma bastante eficiente de fazer nossos corações baterem mais rápido.

O chipset com processador ARM A9 competirá com o Apple A4 e o Nvidia Tegra 2 em tablets e smartbooks, mas ele também é pequeno e não gasta muita energia, então pode ser usado em celulares também — boa notícia, já que ele tem potência de sobra. A unidade de demonstração usa uma versão dual-core de 1GHz, e suporta gravação de vídeo 1080p a até 30fps, processamento de imagem de 20 megapixels, e tem mais largura de banda de memória que o Tegra 2 (para melhor multitarefa). A TI também colocou estabilização de imagem e "decodificação universal" no aparelho, o que significa que ele poderia rodar vídeo ou som de qualquer formato (só depende do software).

Além disso, o OMAP 4 consegue rodar três telas independentes — duas onboard mais uma tela externa. Segundo o Slashgear:
Da forma que a TI nos explicou, as três telas significam que você pode navegar na internet em uma tela, monitor seu e-mail em outra, enquanto assiste a um filme (...) gravado na memória do celular em sua HDTV. Você também poderá jogar conteúdo de tela para tela, substituindo o filme por um slideshow de fotos, por exemplo, ou um vídeo do YouTube que você encontrou no navegador. Como alternativa, um picoprojetor pode ser utilizado quando você não tiver disponível uma TV de LCD ou plasma.
A TI diz que, com uma bateria de 1000 mAh, o OMAP4 chega a até 145 horas de reprodução de áudio, o que parece insano: o OMAP3 só consegue de 30 a 40 horas.

O chipset OMAP4 deve chegar ao mercado ou no fim de 2010 ou no começo de 2011, voltado primeiro para smartphones e depois, possivelmente, dispositivos maiores, como leitores de e-book e tablets.

Via Slashgear.

Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
Created by Billy