Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Free Website Hosting

sábado, 5 de fevereiro de 2011

0 Faz um mês que subiu a tarifa do ônibus o que mudou?


Há exatamente um mês o preço da condução do ônibus coletivo aumentou na cidade de São Paulo, o que mudou até então?
Tenho o desprazer de utilizar este tipo de transporte, pois trabalhar de carro gera um alto custo mensal e os ônibus como as outras formas de transporte público seriam uma boa alternativa de locomoção para o trabalho, evitando grandes engarrafamentos e aumento da poluição, já que os automóveis são considerados os principais poluidores nas grandes cidades além de agravar e muito o engarrafamento do transito principalmente na cidade de São Paulo.
Ônibus superlotados uma realidade diária.
Pois bem, um preço de R$3,00 no valor da tarifa para minha pessoa e para muitos é considerada abusiva, já que não temos o mínimo conforto e dignidade ao sermos transportados por um ônibus público que muitas vezes estão super lotados. Se não bastasse isso, os ônibus (que já são insuficientes para atender a população) mesmo superlotados, insistem em parar para que mais passageiros embarquem. Isso causa transtorno e muita raiva na maioria dos usuários já embarcados, principalmente quando o cobrador se levanta e solicita para os passageiros darem um passinho para tráz, nesta situação acabo rindo, pois me soa engraçado você querer arrumar um espaço onde já não cabe mais nada, principalmente quando se olha na plaquinha na frente do ônibus indicando sua lotação máxima entre passageiros sentados e passageiros em pé, os corredores dos ônibus que na minha visão deveriam servir para o transito dos passageiros entre as portas de entrada e saída, impedido de fazer sua função principal, pois o corredor também já está cheio de gente em pé lógico, estes mesmos passageiros já desesperados para que o ônibus saia deste ponto e parta para o próximo, nesta hora a situação já passa de engraçada para constrangedora. Já não cabe mais nada entre uma pessoa e outra e repentinamente se levanta um passageiro que estava sentado e começa a pedir para passar para a porta de saida pois seu ponto de descida está próximo.
Já não cabe mais ninguém mas o ônibus insiste em parar para que mais gente embarque.
Pessoas sendo transpostadas pelo lado de fora por não caber mais nada dentro do ônibus
Começo a pensar que aquilo que aprendi sobre física, estava errado, tudo errado, desculpe meus queridos professores e todos os estudiosos de física, pois o próximo Nobel de física é meu e vou ganhar sozinho, quando apresentar minha tese e provar que dois corpos ocupam sim o mesmo lugar no espaço, aliás vários corpos ocupam o mesmo lugar no espaço, é só pegar um ônibus na cidade de São Paulo, principalmente em horários de pico, onde a situação é bem mais critica (pois todos os horários são críticos). Dentro de um ônibus coletivo, com toda sinceridade, chego a sentir inveja das sardinhas enlatadas, elas pelo menos ainda tem espaço na latinha mínimo mas tem, coisa que a um passageiro de ônibus coletivo não tem.
Ônibus de piso baixo central os piores já projetados.
Falando ainda do interior do ônibus, gostaria de saber quem é o engenheiro (se é que posso chamar tal individuo de engenheiro) que projeta tais máquinas, pois são veículos que não tem um sistema de ventilação descente, onde a temperatura chega próximo dos 50ºC, principalmente nos de piso baixo onde as partes que pode ser aberta das janelas ficam muita alta e o vento que já não circula direito é quase nulo nestes ônibus, fora que tais engenheiros devem achar que a população da cidade mede entre 1,90m a 2,10m de altura pois aqueles caninhos que servem para os passageiros em pé se apoiarem  (cujo o nome popular não posso dizer neste blog) ficam muito alto e as pessoas acabam fazendo malabarismo para poderem se apoiar (outra situação constrangedora), sem falar naqueles ônibus de piso baixo central, aquele é uma verdadeira obra-prima, mas nem vou falar deste tipo de ônibus pois a população já sabe o quanto é desagradável viajar em tal veículo, tem também os ônibus dotados de ar condicionado, seria uma grande solução para a falta de ventilação dentro do ônibus. Mas é apenas uma grande ilusão já que tal ar nunca funciona, e quando funciona solta uma fuligem preta que com certeza faz e muito mal a saúde dos passageiros. Já viajei e muito dentro desses ônibus e numa destas viagens a tal fuligem impregnou em minha camisa branca e justo no dia de reunião, até me comovi com a singela lembrança.
Vômito no chão do ônibus bem na porta de saída, o mau cheiro impregna todo o coletivo.
Outro ponto que gostaria de destacar dentro do ônibus é a falta de espaço entre os bancos, causando desconforto até mesmo para os que estão sentados e os bancos da janela, estes então nem se fala, pois os ônibus tem os cantos muito, mas muitos arredondados obrigando os usuários a não encostarem a perna naquele canto ou encostar com muito desconforto, eu mesmo já fiquei várias vezes com dor nas pernas ao insistir em ficar encostado neste canto. Canto arredondado serve para facilitar limpeza, desde que ela exista. Tem ônibus circulando pela cidade desde o ano 2000 e é nítida a sua falta de higiene. Havia acabado entrar em um ônibus que e notei que tinha uma espaço que ninguém havia ocupado ainda, então fui em direção deste local e percebi que o chão estava cheio de vômito e este vômito ficava muito perto da porta de saída do ônibus, todos os passageiros por mais que pudessem evitar tal desconforto, uma hora teria que encarar aquilo, que aliás estava cheirando mal. Podem ter certeza de uma coisa, este ônibus (pelo menos) quando chegou a garagem recebeu uma enxaguada no local do vômito, pois nem o cobrador deve ter suportado.
Pontos de ônubus estão sempre lotados, somos obrigados a pagar pela falta de dignidade.
O que fico mais nervoso é quando estou tomando um café já no meu trabalho e bem neste horário, vejo o helicóptero do prefeito chegando, que raiva que me da, uma pessoa que nunca pegou ônibus na vida, só vai “trabalhar” de helicóptero e o pior a nossas custas, este mesmo que tem a coragem de aumentar a passagem do ônibus (mas não tem coragem de encarar o povo) com a desculpa que não vai aumentar o valor do subsídio que, aliás também sai do nosso bolso, bom, se não quer pagar o subsídio para onde vai o dinheiro dos impostos que pagamos?
Frota desgastada, suja e sem conforto.
A verdade é uma só, faz um mês que a condução aumentou e para não dizer que mudou algo, acho que o serviço piorou, pois só vejo ônibus desgastado, em mal estado de limpeza e conservação, cada dia mais lotados e os intervalos entre um ônibus e outro cada vez maiores. Junto com a condução aumentou o descaso e a falta de comprometimento com a população, comprometimento este só feito em promessas de campanha, mas nunca cumpridas.

Parece até que estão intervindo em nosso direito de ir e vir, não aceito isso, estes políticos vivem enchendo a boca para falar que somos a maior democracia do mundo, então temos que fazer valer esta democracia, pois o poder é nosso e não deles.

Billy

Gostou deste artigo?
Por favor, seja o primeiro a comentar!

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
 
Created by Billy